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Consultoria de Marketing Digital: O que é e como funciona.
O Marketing de Performance é uma estratégia do Marketing Digital com foco em resultados rápidos que utiliza dados para tomada de decisão e mídia paga para aceleração.
Um profissional que cada vez é mais utilizado no cotidiano das empresas que querem vender ou prestar serviços pela internet é o Consultor em Marketing Digital.
Mas, exatamente, como funciona seus serviços? O que ele faz? Quanto custa? Vale a pena contratar um? Abaixo falaremos mais sobre esse assunto.
O que é consultoria de marketing digital?
Com a consolidação do mercado digital e os novos conceitos de marketing, um profissional que saiba utilizar esses caminhos para trazer resultados através de novas estratégias, identificar oportunidades se faz necessário. E é aí que entra o Consultor de Marketing Digital.
O Consultor de marketing digital, baseado nos objetivos da empresa, fará uma análise prévia, criará diagnósticos e um planejamento estratégico de marketing na internet.
Ele também orientará os gestores o a equipe designada para as tarefas sobre as melhores práticas, com base em um orçamento definido.
Como funciona a consultoria de marketing digital?
Mas na prática, quais atividades que esse profissional realiza?
Primeiramente, o consultor tem que entender a empresa, como esta funciona e quais são seus objetivos, estudar sua concorrência e identificar ou melhorar sua persona alvo. Também deverá analisar a presença digital da empresa, redes sociais e a qualidade do seu site, assim como a experiência do usuário final.
Levantado isso, deverá definir quais estratégias e quais canais serão utilizadas para atingir os públicos definidos. Definir quais serão as estratégias para e-mail marketing, presença em redes sociais, inbound e outbound marketing, além da definição de cada um de seus budgets.
Por último, o consultor deverá acompanhar a execução das estratégias arquitetadas por ele, bem como monitorar os seus resultados.
Essas são as “atribuições básicas” de um consultor de Marketing Digital. Mas nem sempre estas são suficientes para colocar a empresa no rumo. Falaremos mais sobre isso abaixo.
Por que contratar um consultor especialista?
Se você não tem o know-how de um profissional especializado, provavelmente vai acabar errando muito. Qualquer ferramenta ou curso que você encontrar na internet provavelmente prometerá ser “a solução de todos os seus problemas”, e na maioria das vezes não são nem perto disso.
Um profissional qualificado deve saber identificar quais são as reais necessidades no seu projeto de marketing digital e com isso saber quais profissionais são de fato necessários e quais ferramentas mais adequadas para cada tamanho de campanha.
O que é melhor, contratar um consultor ou fazer um curso?
Você tem tempo para estudar tudo o que o consultor já estudou ou para adquirir toda a experiência que ele já tem hoje? Se a resposta for não (e tenho quase certeza que é), então você deve evitar “querer aprender tudo que o consultor sabe”.
Por exemplo, se um ente querido seu está passando mal, você não vai estudar medicina para poder ajudá-lo, certo? A lógica é parecida, mas nesse caso a saúde do seu ente querido se refere à saúde financeira da sua empresa.
O fato é que um profissional qualificado pode te poupar muito tempo e dinheiro.
Como saber se o consultor escolhido é qualificado?
Trate de conhecer os trabalhos anteriores do consultor que pensa em contratar. Converse com ele, exponha sua realidade e entenda se ele tem experiência e know-how para te ajudar.
Procure conhecer cases de sucesso anteriores, peça indicações. A internet facilita muito esse trabalho hoje em dia, pois é possível (e fácil) buscar quem são aquelas pessoas que fazem depoimentos sobre um prestador de serviços e comprovar sua veracidade.
O que um consultor de marketing digital tem a dizer?
Abaixo uma opinião de um Consultor de Marketing Digital Fazer a sua empresa ter sucesso na internet é bem possível, SIM. Mas não é nada fácil. Será que uma consultoria de marketing digital pode ajudar nessa hora? Se eu pudesse te ajudar com uma frase eu diria: Não seja ingênuo! Crescer na internet é uma jornada. E como toda jornada, é preciso ter um rumo. Isso significa que não basta apenas caminhar. Afinal, caminhar não significa avançar, pois você pode estar caminhando em círculo, ou para trás, não é mesmo? E é exatamente esse o principal problema da internet: descobrir qual o rumo certo, para então crescer, se estabelecer e se consolidar na web com resultado. É nessa hora que você se pergunta se é realmente necessário ter um consultor de marketing digital ou não. Pois bem, acontece que a internet é um enorme labirinto cheio de armadilhas sedutoras construídas estrategicamente para fazer você comprar. Independentemente se a compra irá, ou não, resolver o seu problema.
O resultado é que no fim, você não só anda em circulo como também gasta nisso, naquilo, naquilo outro e, nunca, nunca chega lá. É por tudo isso que informação e inteligência são tão importantes quando se fala em sucesso na internet. E é isso que se espera de uma consultoria de marketing digital. Entretanto, aqui chegamos a um grande ponto de atenção: Inteligência na web não significa apenas fazer vendas na internet, ou conquistar clientes no mundo digital. Até porque o lucro é resultado da eficiência entre receitas e despesas, certo? Por isso, em minha opinião, um bom consultor precisa atuar principalmente nessa parte. Mas isso é algo muito raro entre consultores de marketing digitais. Infelizmente a maioria se limita àquele “enlatado” de consultoria – diagnóstico interno, externo, planejamento estratégico, tático e operacional sem entrar nas finanças do negócio digital. O que eu não concordo, definitivamente. Mas, por outro lado, as empresas possuem mea-culpa nessa história. Veja bem, você vê empresas com orçamentos maiores para fazer café do que para adquirir inteligência real na web. Eu acho isso engraçado. E é a mais pura verdade!